Os senhores podem muito bem nos chamar de Sr. e Sra. Puerto-Retersik, porque recentemente demos uma escapada por alguns dias para comemorar nosso décimo aniversário de casamento (!!!) em Porto Rico. E também porque Puerto-Retersik sai direto da língua se o senhor se esforçar bastante. Promessa.

Grade de aniversário da Petersik de Porto RicoGrade de aniversário de Porto Rico Petersik

Como mencionamos em o podcast da semana passada queríamos compartilhar mais algumas fotos e detalhes sobre nossa viagem de aniversário a San Juan, porque nós ADORAMOS e não poderíamos recomendar mais. Portanto, aqui está o resumo de onde nos hospedamos, o que fizemos e o que comemos, caso algum dos senhores esteja pensando em viajar para essa área.

Por que Porto Rico?

Depois de tomar nosso lua de mel para Anchorage, Alasca em 2007, queríamos um destino que fosse decididamente mais praiano. O Alasca era maravilhoso, mas não necessariamente relaxante (sempre o descrevemos como uma “lua de mel de aventura”), portanto, para essa viagem, queríamos nos dar muitas desculpas para simplesmente sentar, relaxar e aproveitar o fato de não ter que buscar lanches ou limpar brinquedos por alguns dias. Porto Rico também foi uma boa opção porque os voos não eram muito longos a partir da costa leste (menos tempo de viagem = maximizar nosso tempo fora) e, como é um território dos EUA, não tivemos que nos preocupar com passaportes, câmbio de moeda ou passar pela alfândega no aeroporto. E, embora o espanhol seja o idioma principal da ilha, quase todo mundo falava inglês e era extremamente gentil. Portanto, além de termos dificuldade para ler algumas placas de rua, não tivemos nenhum problema com o idioma durante a viagem.

Onde nos hospedamos:

Porto Rico Condado Vanderbilt SunsetPorto Rico Condado Vanderbilt Sunset

Seguimos o conselho de “conseguir um quarto modesto em um hotel bacana” (o que significa que o senhor pode desfrutar das mesmas comodidades de um hotel de alto padrão sem pagar as tarifas mais altas para aquelas suítes especiais) e ficamos no Condado Vanderbilt Hotel. Ele fica em San Juan – a apenas 5 minutos da área histórica conhecida como Old San Juan – e encontramos uma oferta na Expedia que incluía voos & hotel que era especialmente econômico porque fomos durante a baixa temporada. Não era uma oferta de resort com tudo incluído (descobrimos que gostamos de nos aventurar e encontrar comida local, atividades, etc.), mas gostamos do fato de o hotel ter várias piscinas e restaurantes nas instalações, de modo que teoricamente poderíamos ficar lá durante toda a viagem, se quiséssemos realmente o senhor pode ir com calma.

Porto Rico Condado Vanderbilt Lounge Chairs In WaterPorto Rico Condado Vanderbilt Lounge Chairs In Water

Ficamos lá por cerca de 3,5 dias e meio, e conseguimos passar um desses dias relaxando totalmente. Literalmente, passamos quase um dia inteiro nessas espreguiçadeiras, lendo livros e comprando comida no restaurante que fica logo atrás (sim, os garçons entraram diretamente na pequena piscina de água onde estavam nossas espreguiçadeiras com nossos tacos e foi tão magnífico quanto parece).

Porto Rico Chegando à beira da piscina Condado VanderbiltPorto Rico Alcançando a piscina do Condado Vanderbilt

Tacos de manga = o lugar feliz da minha esposa.

Porto Rico Condado Vanderbilt Tacos à beira da piscinaPorto Rico Condado Vanderbilt Tacos Poolside

Além de muito espaço no deck e várias piscinas diferentes, havia também uma pequena área de praia com redes e uma pequena lagoa (mais uma praia maior sem pedras a cerca de 50 metros ao lado desta). Observação: as duas mulheres que estavam aleatoriamente em nossa foto abaixo passaram cerca de 45 minutos tentando obter o Boomerang perfeito de seus bumbuns balançando no pôr do sol, o que pareceu estranho na hora, mas mais tarde, quando estávamos procurando um bom lugar para jantar e clicamos no Instagram para procurar hashtags locais, vimos que elas eram famosas “modelos do Instagram” com uma tonelada de seguidores que aparentemente gostam muito de seus vídeos. Oh 2017, o senhor é tão estranho às vezes.

Porto Rico Condado Hotel Sunset BeachPorto Rico Condado Hotel Sunset Beach

O hotel tinha seu próprio spa, então surpreendi Sherry com uma massagem para casais em uma manhã (havíamos feito uma em nossa lua de mel, então gostei da ideia de fazer uma massagem de volta dez anos depois). Não levamos nossas câmeras para o quarto (porque isso seria estranho), mas Sherry encontrou uma foto do quarto em um livro no saguão do hotel e, em vez disso, tirou uma foto dessa página. Porque isso não é estranho, certo?

Porto Rico Condado Vanderbilt Spa Massagem para casaisPorto Rico Condado Vanderbilt Spa Massagem para Casais

O spa tinha sua própria área de lounge privativa para relaxar depois da massagem. E, como verdadeiros nerds que somos, passamos a maior parte do tempo admirando a mobília externa e os gigantescos vasos brancos.

Porto Rico Condado Vanderbilt SpaPorto Rico Condado Vanderbilt Spa

O que fizemos – Dia de aventura:

Por mais relaxante que tenha sido nossa viagem, passamos dois dias inteiros fora de casa. Acabamos apelidando nosso primeiro dia de “dia de aventura” porque envolvia alugar um carro, dirigir por uma hora e fazer algumas caminhadas e andar de caiaque pelo caminho. O plano nasceu de uma recomendação que recebemos da professora da pré-escola de nosso filho para passear de caiaque em uma das “biobacias” de Porto Rico. Essas são áreas com muitos organismos microscópicos bioluminescentes, de modo que, à noite, eles brilham na água quando o senhor coloca a mão e agita a água. Nossa reserva era em uma cidade a cerca de uma hora a leste de San Juan chamada Fajardo, então alugamos um carro por 24 horas para que pudéssemos explorar o local no caminho de ida e volta.

Nossa primeira parada foi em uma área chamada Luquillo, que tinha uma ótima praia e uma longa faixa de quiosques de comida como eram chamados. Imagine um monte de restaurantes charmosos ao ar livre, com buracos na parede, onde o senhor pode comer um monte de comida porto-riquenha autêntica. Foi lá que experimentamos o mofongo, que é um prato local popular feito principalmente de purê de banana-da-terra. Esse mofongo em particular (coberto com frango e pimentão) estava DELICIOSO.

Porto Rico Quiosques de Mofonga LuquilloPorto Rico Quiosques Mofonga Luquillo

Depois do almoço, nossa próxima parada foi a El Yunque National Forest, que é a única floresta tropical do Sistema de Parques Nacionais dos Estados Unidos. Não tínhamos muito tempo lá, então o senhor mais simpático do centro de visitantes recomendou a caminhada pela Cachoeira La Mina como a melhor maneira de conhecer o parque. Ele não estava errado.

Porto Rico El Yunque Mina Waterfall Hike (Caminhada na Cachoeira La Mina)Porto Rico El Yunque Mina Waterfall Hike (Caminhada na Cachoeira El Yunque Mina)

A cachoeira em si estava bem cheia quando chegamos lá, e optamos por não nadar, pois o sol estava se pondo e tínhamos que ir para a bio bay em breve, então eu diria que, de certa forma, gostamos mais da jornada da caminhada do que do destino. E lá vou eu soando como um pôster motivacional.

Porto Rico Mina Waterfall BusyPorto Rico Mina Waterfall Busy

Tivemos alguns minutos em nosso trajeto da cachoeira para visitar um outro ponto na floresta tropical recomendado pelo guia. Essa torre de observação estava fechada durante o dia quando chegamos lá, mas a vista do chão ainda era muito bonita.

Porto Rico Torre de Observação El YunquePorto Rico Torre de Observação El Yunque

Na verdade, aproveitamos a oportunidade para recriar uma foto de “mãos com aliança de casamento” que tiramos em nossa lua de mel e que ainda hoje está pendurada em nosso quarto.

Puerto Rico El Yunque Mãos Anéis de CasamentoAnéis de casamento Puerto Rico El Yunque Hands

Aqui está o original do Alasca abaixo. Brincamos que podemos tirar um desses a cada 10 anos e ver nossas mãos envelhecerem.

Porto Rico Mãos do AlascaPorto Rico Mãos do Alasca

Quando o sol se pôs, fomos para Fajardo para nos encontrarmos com nossos guias de caiaque. Há vários grupos de turismo que fazem isso, mas nós usamos o Caiaque em Porto Rico e ficamos realmente impressionados com o profissionalismo, a diversão e a tranquilidade deles (ouvimos de algumas pessoas que estavam conosco nessa excursão que já haviam feito outras, mas que gostaram mais desse grupo de excursão). Essa é a baía para onde iríamos mais tarde, quando escurecesse, o que nos levaria a um canal coberto de árvores e à baía biológica. Esses são alguns grupos que saem no turno da manhã, mas escolhemos o nosso horário porque começava mais tarde, para escurecer ao máximo.

Porto Rico Fajardo Bio Bay CaiaquePorto Rico Fajardo Bio Bay Caiaque

Assim, enquanto o sol se punha e nos empolgávamos para nosso passeio de caiaque no escuro, fomos até um restaurante chamado El Pescador para um jantar rápido. O interior era muito legal: vigas expostas, mesas com bordas vivas, luminárias de madeira flutuante. E devemos usar o termo “interior” de forma vaga aqui, pois na verdade era apenas uma varanda coberta glorificada (aberta em três lados). Na verdade, essa foi a refeição mais “interna” que comemos durante toda a viagem! Todas as outras foram completamente ao ar livre. Isso mostra aos senhores como o clima e as situações de refeições al-fresca são agradáveis lá (e também: tacos de piscina são a vida).

Porto Rico Fajardo El PescadorPorto Rico Fajardo El Pescador

Não tínhamos como tornar nossos telefones à prova d’água para a parte do caiaque, portanto, a única evidência fotográfica que temos de nossa viagem à bio bay são algumas fotos tiradas pelos guias de caiaque (estão todas fora de foco, mas capturam adequadamente nossa empolgação). Conforme descrevemos em o podcastEm nossa viagem, tivemos lua cheia, o que tornou toda a excursão de duas horas muito, muito bonita. Mas isso dificultou um pouco a visualização da bioluminescência, por isso, em um determinado momento, eles abriram uma grande lona para que todos nós entrássemos embaixo dela para ver melhor. Basicamente, se o senhor girar a mão na água, parece que alguém jogou purpurina lá dentro.

Porto Rico Fajardo Bio Bay Caiaque Foto escuraPorto Rico Fajardo Bio Bay Caiaque Foto escura

Sem dúvida foi legal, e algumas vezes uma nuvem passou na frente da lua e pudemos ver o brilho da água sem a lona, mas acho que foi mais uma daquelas coisas de jornada e não de destino. O ato real de andar de caiaque no escuro por esses pequenos canais cobertos de árvores com pequenas luzes na ponta de cada caiaque em uma noite de luar – essa foi a verdadeira magia. E sim, a água cintilante também é legal.

Apesar de só voltarmos ao hotel quase à uma da manhã (depois de dirigir de volta, devolver o carro etc.), ainda encontramos energia para aproveitar a banheira de hidromassagem 24 horas. A essa hora, tínhamos tudo só para nós. Então, naturalmente, Sherry aumentou a sensualidade.

Porto Rico Condado Vanderbilt Hot Tub NightPorto Rico Condado Vanderbilt Hot Tub Night

O que fizemos – Dia da Cultura:

Nosso outro dia fora do hotel foi o que acabamos chamando de “dia da cultura”, que foi basicamente repleto de história e passeios turísticos. Pegamos um Uber de US$ 4 até Old San Juan para passear pelos fortes históricos ou “castillos” que ladeiam dois cantos da ilha. A foto abaixo foi tirada de um deles e o senhor pode ver o outro ao longe.

Puerto Rico Castillo View With Colorful Houses (Vista do castelo de Porto Rico com casas coloridas)Puerto Rico Castillo View With Colorful Houses (Vista do Castelo de Porto Rico com Casas Coloridas)

Começamos no Castillo San Cristóbal, onde, por coincidência, estavam filmando um filme chamado “AprisionadosPor isso, o ator vestido com um uniforme de presidiário conversando com aquelas pessoas fantasiadas de guardas… ou seriam policiais de verdade guardando o set? Não tenho certeza. Isso significa que uma parte do forte estava bloqueada, mas ainda assim não faltaram paisagens legais (e fui confundido com um membro da equipe em um determinado momento – o que me emocionou principalmente porque alguém olhou para mim e não pensou imediatamente em “turista”).

Porto Rico Castillo Atores de cinemaPorto Rico Castillo Atores de Filmes

A parte mais icônica desses fortes são as guaritas ou “garitas” que marcam muitos dos cantos (são elas que estão nas placas de Porto Rico, por exemplo). E, por alguma razão, achei que essa era minha melhor opção de pose.

Porto Rico Castillo John pulando de forma estranhaPorto Rico Castillo John Saltando Estranhamente

Falando em escolhas de poses “interessantes”. Vimos algumas iguanas andando em volta dos fortes, então naturalmente tivemos que tirar fotos para as crianças. Essa foi a foto em que Sherry de repente disse “espere, deixe-me colocar algo em escala”.

Puerto Rico Castillos IguanaPorto Rico Castillos Iguana

Há um bonde que faz o transporte das pessoas entre os dois castilhos, mas nós optamos por caminhar – e acabamos ficando MUITO FELIZES por termos feito isso. As ruas da Velha San Juan são INCRÍVEIS.

Porto Rico Colorido Old San Juan ParePorto Rico colorido e antigo San Juan Pare

Fizemos um caminho muito sinuoso e paramos centenas de vezes para tirar fotos de todos os prédios coloridos, varandas ornamentadas e portas antigas e legais.

Porto Rico Arco-íris colorido da antiga San JuanPorto Rico Arco-íris colorido da antiga San Juan

Também fizemos nossas melhores imitações de modelos do Instagram. Sherry chama essa de “Estou lendo aquela placa”.

Porto Rico colorido Old SanJuan Salmon SherryPorto Rico Colorido Velho SanJuan Salmon Sherry

Esta sou eu imitando um conhecido movimento de blogueira de moda que eu gosto de chamar de “fingir estar rindo de alguma coisa”. #nailedit

Porto Rico Colorido Velho SanJuan Teal JohnPorto Rico Colorido Velho SanJuan Teal John

Quero dizer, vamos lá. Essa casa é como uma sobrecarga de charme.

Porta de madeira de Puetro Rico Old San JuanPorta de madeira Puetro Rico Old San Juan

E que tal este que parecia estar experimentando algumas novas cores de tinta. Pontos de bônus também para as amostras de teste bem organizadas (é ruim eu gostar mais da cor existente?).

Porto Rico Colorful Old San Juan Test SwatchesPorto Rico Colorful Old San Juan Test Swatches (amostras de teste)

E, é claro, os cor-de-rosa foram os favoritos de Sherry.

Porto Rico Colorido Old San Juan PinkPorto Rico colorido e antigo San Juan rosa

Por fim, chegamos ao segundo forte, o Castillo San Felipe del Morro, que era quase mais impressionante do que o primeiro. E tinha tantas boas oportunidades para tirar fotos naquelas guaritas legais. Esta é Sherry fazendo o que eu gosto de chamar de “olhar para longe e contemplar o propósito da vida”.

Porto Rico Castillo Sherry Olhando para o céuPorto Rico Castillo Xerez com vista

Os cômodos internos do forte também eram impressionantes. Como pessoas que não convivem com muita arquitetura de estilo espanhol, adoramos absorver todas as paredes de estuque branco e as portas em arco (mesmo que algumas fossem um pouco pequenas).

Porto Rico Castillos Arcos brancos JohnPorto Rico Castillos Arcos Brancos John

Fiquei muito tentado a colocar mais Sherrys em cada porta da linha.

Porto Rico Castillos White Arches SherryPorto Rico Castillos Xerez Arcos Brancos

Esta pose é para todas as senhoras.

Porto Rico Porto Castillo com vista para a águaPorto Rico Castillo com vista para a água

E para contextualizar, na foto acima estou no mesmo lugar em que a senhora está na foto abaixo. Foi incrível o tamanho desse lugar – até mesmo o tamanho das paredes do forte foi suficiente para nos fazer sentir como formigas.

Puerto Rico Castillo Menina olhando pela janelaPuerto Rico Castillo Menina olhando para fora da janela

Apesar de o forte ser agradável e arejado, fica muito quente quando os senhores sobem muitas escadas e caminham para cima e para baixo em todas as longas rampas sinuosas, portanto, é definitivamente uma daquelas atividades do tipo “use sapatos confortáveis”. E certifique-se de que haja espaço em seu telefone para tirar muitas e muitas fotos.

Porto Rico Castillo Sherry SmallPorto Rico Castillo Sherry Pequeno

Em vários momentos, pedimos a alguns de nossos colegas turistas que tirassem fotos de nós, porque uma coisa incômoda nas férias de casais é a infinidade de fotos de uma única pessoa fazendo isso ou aquilo que os senhores levam para casa. Este é o farol no topo do forte (veja as guaritas menores nos cantos do topo).

Porto Rico Castillo John Sherry TogetherPorto Rico Castillo John Sherry Together

Cara, eu amo essa senhora.

Puerto Rico Castillos Sherry Taking PIcturePorto Rico Castillos Xerez Tomando Foto

Saímos dos fortes na hora do almoço e continuamos nosso passeio pela Velha San Juan só para ver que tipo de opções gastronômicas encontraríamos. Acabamos em um restaurante de tapas localizado ao lado do pátio de um hotel. Na verdade, estava mais fresco ficar sentado do lado de fora, sob a varanda, graças aos ventiladores e à brisa, do que dentro do próprio restaurante, portanto, conseguimos manter viva a nossa série de refeições ao ar livre.

Porto Rico Old San Juan Tapas Restaurante AmareloPorto Rico Old San Juan Tapas Yellow Restaurant

Depois de um almoço leve, adicionamos mais dez dúzias de fotos de prédios coloridos à nossa coleção, fomos até uma loja de picolés com o melhor logotipo que já vi e, em seguida, nos deparamos com essa pequena praça que estava repleta de pombos (de uma forma encantadora, não do jeito típico de pombos nojentos).

Porto Rico Old San Juan Pigeon Wall (Parede de Pombos da Velha San Juan)Porto Rico Old San Juan Pigeon Wall (Muro dos Pombos da Antiga San Juan)

Enquanto eu estava ali, um senhor me deu um pouco de ração para pássaros e, em uma fração de segundo, eu tinha um novo amigo pássaro.

Porto Rico Old San Juan Pigeon FoodPorto Rico Old San Juan Pigeon Food

Ele acabou com a minha pilha antes que qualquer um de seus amigos pudesse se juntar a ele ou me aquecer, o que me deixou grato. Mas ele não parecia ter nenhum interesse em encontrar um novo poleiro, mesmo depois que minha comida acabou. #sideeye

Porto Rico Old San Juan John Pigeon SmirkPorto Rico Old San Juan John Pigeon Smirk

Mais uma aventura:

Passamos nossa última noite apenas relaxando e aproveitando o clima e a paisagem incríveis. Comemos um jantar discreto no restaurante ao ar livre do hotel e passamos mais tempo apenas descansando em um dos decks da piscina.

Porto Rico Condado Vanderbilt Hotel Blue Chaise At SunetPorto Rico Condado Vanderbilt Hotel Blue Chaise At Sunet

Bem, e fomos à caça dessa luminária de cavalo gigante que Sherry tinha visto na revista do hotel. Acho que precisamos acrescentar isso à nossa linha de iluminação… o que o senhor acha?

Porto Rico Condado Vanderbilt House LampPorto Rico Condado Vanderbilt House Lamp

E, como estamos constantemente frustrando nossos próprios esforços para relaxar (como Sherry gosta de dizer, “não temos frio nenhum”), passamos nossa última manhã comendo algo no mesmo lugar onde fizemos nossa primeira refeição: um food truck perto do nosso hotel (era literalmente o melhor taco que já comi – eles fritaram um pouco a casca da tortilla para deixá-la crocante e estava divino). Em seguida, saímos para praticar stand-up paddleboarding por uma hora antes de nosso voo sair naquela tarde. Havia uma lagoa enorme atrás do nosso hotel (a foto abaixo é a vista do nosso quarto) e tínhamos visto caiaqueiros e praticantes de paddleboarding nela todos os dias. Por isso, Sherry me deu a oportunidade de uma última aventura antes de voltarmos à realidade (e havia peixes-boi lá – NÓS PADDLE BOARDED WITH MANATEES).

Stand Up Paddleboarding na Lagoa de Porto RicoStand Up Paddleboarding na Lagoa de Porto Rico

Em resumo, adoramos comemorar nosso décimo aniversário em Porto Rico. Acho que foi a viagem mais relaxante que já fizemos e nos deixou ainda mais animados para viajar para novos lugares com nossos filhos também. Acho que nos preocupamos muito com as complicações de planejar e programar viagens, mas essa foi extremamente fácil, pois reservamos o hotel e os voos em um pacote. Literalmente, não planejamos nem pesquisamos nada com antecedência, além de reservar nosso passeio de caiaque algumas semanas antes de chegarmos lá, o que torna a ideia de dar uma escapada com toda a família muito menos intimidadora. Boa viagem, amigos!